Bancos avaliam Aramco abaixo dos 2 biliões de dólares
Fontes próximas do processo já tinham indicado que o valor oficial da petrolífera saudita poderia ser muito inferior a 2 biliões de dólares.
A Saudi Aramco poderá valer 1,5 biliões de dólares ou menos, muito abaixo dos 2 biliões estimados pela Arábia Saudita.
Este valor, ao qual a agência Bloomberg teve acesso, foi definido pelos bancos envolvidos na Oferta Pública Inicial (IPO) da petrolífera estatal saudita – que prevê dispersar entre 1% e 2% na Bolsa de Riade em Dezembro – e enviado para potenciais investidores.
Segundo a agência, alguns bancos estão com dificuldades em avançar com uma avaliação precisa, tendo alguns deles, como o Bank of America, sugerido um intervalo de preços, entre mínimos e máximos, que ascende a 1 bilião de dólares.
Yasir al-Rumayyan, chairman da Aramco, afirmou que a percentagem a ser vendida e a avaliação seriam decididas depois do processo de ‘bookbuilding’ estar concluído.
O Goldman Sachs, por exemplo, informou os possíveis investidores de que a Aramco poderá valer entre 1,6 biliões e 2,3 biliões de dólares, com base numa análise de longo prazo e não «numa avaliação de curto prazo do desempenho provável das acções da empresa».