Bernanke: “Crise do coronavírus é uma catástrofe natural e não outra Grande Depressão”

O ex-presidente do Fed Ben Bernanke considera que a paragem económica do coronavírus é mais um desastre natural do que uma depressão económica.

Ben Bernanke , o ex-presidente da Federal Reserve norte-americana que liderou antes e depois da crise financeira de 2008, disse à CNBC, esta quarta-feira, que a paragem económica provocada pela pandemia do coronavírus é mais uma “grande tempestade de neve” do que uma depressão económica.

“Este é um animal muito diferente da Grande Depressão”, enfatizou Bernanke, acrescentando que a Grande Depressão “durou 12 anos e veio de problemas humanos: choques monetários e financeiros que atingiram o sistema”.

“Vivemos a mesma sensação de pânico e de volatilidade”, disse, mas ainda assim defende que é “na verdade, muito mais próximo de uma grande tempestade de neve ou de um desastre natural do que de uma depressão clássica dos anos 30″.

Bernanke disse ainda que espera uma recessão “muito acentuada” nos EUA, mas também uma recuperação “bastante rápida”.

Os comentários de Bernanke ecoaram o que o atual presidente da Fed de St. Louis, James Bullard, disse anteriormente. Bullard acredita que a economia está a enfrentar um grande choque no sistema (a curto prazo) mas conseguirá recuperar, logo após o pior do surto.

O presidente da Fed de St. Louis e os seus pares tomaram medidas extraordinárias durante a pandemia, levando as taxas de empréstimos de curto prazo para quase zero e comprometendo-se a comprar ativos sem limite para apoiar os mercados.

Para Bernanke, o presidente da Fed, Jerome Powell, e a sua equipa, têm sido “extremamente proativos” e “estão a trabalhar muito, por iso vão conseguir superar isto”.

O governo Trump e os líderes do Senado acabam de alcançar um acordo para uma ‘almofada’ de 2 triliões de dólares para a resposta à pandemia do coronavírus. Espera-se ainda que o Senado vote e seja aprovado, ainda esta quarta-feira.

No entanto, Bernanke alertou que “se não acautelarmos a saúde pública”, não há política monetária da Fed ou pacote fiscal da Casa Branca e do Capitólio que resolva esta situação.

Ler Mais
Notícias relacionadas
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
O que une Stevie Wonder a Jimmy Fallon? Um evento digital de luta contra o COVID-19
Automonitor
VLV: O primeiro Peugeot elétrico que se estreou em… 1941