CE analisa alívio das regras bancárias para aumentar investimento verde

Atingir metas climáticas é uma das prioridades da nova presidência da Comissão Europeia.

A Comissão Europeia está a avaliar uma proposta que prevê o alívio das regras bancárias europeias para impulsionar o investimento verde na União Europeia, uma medida que desagrada aos reguladores do bloco.

Valdis Dombrovskis, vice-presidente da CE, afirmou ao ‘Financial Times’ que pretende avaliar um corte aos custos de capital associado ao crédito concedido pelos bancos ao investimento verde.

De acordo com Valdis Dombrovskis esta iniciativa encoraja os bancos a financiar habitação energeticamente eficiente, transportes com zero emissões e outros investimentos verdes ao reduzir o volume de capital que têm de aprovisionar para fazer face a eventuais imparidades nesses negócios.

Este plano, segundo o ‘FT’, enfrenta a oposição da supervisão bancária já que, de acordo com Andrea Enria, responsável pela supervisão no Banco Central Europeu, os requisitos de capital das instituições financeiras devem ter por base o nível de risco e não devem ser alterados para perseguir outros objectivos. «O nosso mandato é para tornar os bancos sãos e salvos», acrescentou.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Sporting CP: partilhar é o maior presente de todos
Automonitor
Renault lamenta morte do pai dos Dacia Kwid, Sandero e Logan