Covid-19. Conselho das Finanças Públicas apela à utilização conjunta de soluções financeiras europeias

O Conselho considera que este é um momento de promover o crescimento económico e a estabilidade, e ainda aprofundar a solidariedade europeia.

O Conselho das Finanças Públicas, liderado por Nazaré da Costa Cabral, em análise ao atual cenário extremo de pandemia, mostra-se preocupado com a forma de
financiamento associada ao aumento da despesa e apelar à utilização de financiamento europeu conjunto (joint European financing pool).

“Os montantes em causa seriam afetados ao financiamento das medidas adotadas pelos países europeus, especificamente destinadas a neutralizar os danos económicos resultantes da doença do coronavírus”, detalha, em comunicado, divulgado esta quinta-feira.

Entende, por isso, que tais recursos financeiros deveriam ser direcionados na medida do possível (e sem demora) para as famílias e para as empresas carenciadas.

“Este esforço concertado deverá ainda congregar todos os instrumentos disponíveis, de forma a evitar o surgimento de uma crise financeira e de dívida soberana que amplie ainda mais os já elevados custos sociais para a população da UE”, acrescenta.

Assim, defende, ser de “extrema importância que a recuperação das economias europeias seja apoiada desde o início, para preparar o caminho para a normalização assim que a emergência terminar”.

E na ausência dessa forma de financiamento, “os diferentes graus de espaço orçamental disponíveis a nível nacional, em conjunto com respostas nacionais não coordenadas, resultarão em medidas de apoio económico muito desiguais”.

“As instituições europeias devem tomar medidas urgentes – complementando os esforços em curso dos governos nacionais – para reforçar o quadro financeiro europeu de forma a assegurar as necessidades de financiamento de todos os Estados-Membros, incluindo os mais afetados”, conclui o Conselho.

 

Ler Mais
Notícias relacionadas
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Saint Pirate lança sessões de brainstorming pro bono
Automonitor
VLV: O primeiro Peugeot elétrico que se estreou em… 1941