Dívida pública aumenta em fevereiro e atinge 255,4 mil milhões de euros

Para esta subida contribuiu o aumento dos títulos de dívida (2,7 mil milhões de euros) e das responsabilidades em depósitos (0,4 mil milhões de euros), por via, principalmente, de certificados do Tesouro.

Em fevereiro de 2020, a dívida pública portuguesa situou-se em 255,4 mil milhões de euros, aumentando 3,0 mil milhões de euros relativamente ao mês anterior, segundo o Boletim Estatístico do Banco de Portugal (BdP), divulgado esta quarta-feira.

Para este acréscimo, detalha o regulador, “contribuiu o aumento dos títulos de dívida (2,7 mil milhões de euros) e das responsabilidades em depósitos (0,4 mil milhões de euros), por via, principalmente, de certificados do Tesouro”.

Os ativos em depósitos das administrações públicas aumentaram 3,3 mil milhões de euros, pelo que a dívida pública líquida de depósitos diminuiu 0,3 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 234,7 mil milhões de euros.

Este ano, a dívida pública em Portugal continua assim numa trajetória ascendente já que em janeiro, se situou-se em 252,1 mil milhões de euros, aumentando 2,3 mil milhões de euros relativamente ao final de 2019.

Para o aumento em janeiro contribuiu essencialmente o acréscimo dos títulos de dívida, que foi parcialmente compensado pela redução de certificados do Tesouro. Os ativos em depósitos das administrações públicas aumentaram 2,9 mil milhões de euros, pelo que a dívida pública líquida de depósitos diminuiu 0,5 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 234,7 mil milhões de euros.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Eventos digitais: tendências, vantagens e preocupações
Automonitor
Covid-19: SEAT doa 100 mil euros para projeto #YoMeCorono