Há um país que vai crescer 86% no próximo ano

Um dos países mais pequenos do mundo vai registar o maior crescimento económico do planeta já no próximo ano.

Com 780 mil habitantes, a Guiana vai viver o maior crescimento económico de sempre, graças ao petróleo, de acordo com as projecções do Fundo Monetário internacional, às quais a agência Bloomberg teve acesso.

O Produto Interno Bruto deste país sul-americano, encaixado entre a Venezuela, o Brasil e o Suriname, vai disparar 86% em 2020, após um crescimento de 4,4% este ano. A subida será impulsionada por uma das maiores reservas petrolíferas do mundo, descoberta pela Exxon Mobil em 2015, cuja produção irá começar no próximo ano.

«Vamos passar de uma base muito baixa para um salto estratosférico», afirmou Winston Jordan, ministro das Finanças do país.

Segundo o FMI, o PIB da Guiana, actualmente nos 4 mil milhões de dólares, vai subir para 15 mil milhões em 2024, 40% dos quais resultantes do petróleo.

Parte do capital proveniente dos royalties será investido em infra-estruturas, como auto-estradas para ligar as cidades costeiras ao interior, onde existem depósitos de ouro, diamantes e bauxite.

Ainda assim, refere o FMI, estas previsões de crescimento estão sujeitas a grandes revisões, já que qualquer oscilação na produção petrolífera prevista para 2020 terá impacto no desempenho económico geral da Guiana.

Ler Mais
Notícias relacionadas
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Sporting CP: partilhar é o maior presente de todos
Automonitor
Renault lamenta morte do pai dos Dacia Kwid, Sandero e Logan