Homenagens à Linha do Douro e à língua portuguesa. A partir de 30 de junho vão circular duas novas moedas

Moedas de coleção “Caminhos-de-Ferro – Linha do Douro” e “Dia Mundial da Língua Portuguesa” entram em circulação a 30 de junho.

O Banco de Portugal anunciou que vai colocar em circulação, no próximo dia 30 de junho de 2020, duas moedas de coleção, as quais apenas têm poder liberatório (para pagamento) em Portugal.

As novidades que passam a circular são uma moeda em liga de prata com o valor facial de 7,50 euros, designada “Caminhos-de-Ferro – Linha do Douro”, integrada na série “Ibero-americana”; e a outra moeda em liga de cuproníquel terá o valor facial de 5 euros e é designada por “Dia Mundial da Língua Portuguesa”.

Segundo o regulador, a distribuição das moedas ao público será efetuada através das instituições de crédito e das tesourarias do Banco de Portugal.

A moeda “Caminhos-de-Ferro – Linha do Douro”, para a qual foi definido o limite de emissão de 20 mil  moedas com acabamento normal, apresenta, no anverso: ao centro, o escudo nacional, a legenda “Portugal 2020” e o valor facial; a circundar o desenho, os escudos de armas dos países participantes na série. No reverso: a representação de uma locomotiva do “Comboio Histórico da Linha do Douro”;
Na orla superior, a legenda “Comboio Histórico”; do lado esquerdo, a legenda “Casa da Moeda” e a identificação do autor; na orla inferior, a legenda “Linha do Douro”.

Já a moeda “Dia Mundial da Língua Portuguesa”, para a qual foi definido o limite de emissão de 20 mil moedas com acabamento normal, apresenta, no anverso: um lápis afiado que escreve em semicírculos palavras alusivas à atividade da UNESCO, como “Educação”, “Ciência”, “Cultura”, “Paz” e “Direitos Humanos”.
Na parte superior, o logótipo da UNESCO; na orla direita inferior, a indicação do autor e a legenda “Casa da Moeda”. No reverso: no campo superior direito, o escudo nacional; no campo inferior, à esquerda a legenda “Portugal” e por baixo “2020”, e à direita o valor facial; na orla inferior mais à direita, a legenda “5 de Maio Dia Mundial da Língua Portuguesa”.

Importa resslavar que o Banco de Portugal vende ao público, exclusivamente nos seus balcões de tesouraria, moeda de coleção (apenas com acabamento normal).

Os interessados devem preencher um impresso próprio, onde se identifica e discrimina, por designação e valor facial, a quantidade de moeda de coleção que pretende adquirir. O Banco de Portugal não efetua reservas de moeda nem as remete pelo correio.

Ler Mais
Notícias relacionadas
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Eventos digitais: tendências, vantagens e preocupações
Automonitor
Covid-19: SEAT doa 100 mil euros para projeto #YoMeCorono