Investidores milionários acumulam dinheiro devido a receios geopolíticos
Guerras comerciais, Brexit e tensões no Médio Oriente são fonte de preocupação para investidores abastados.
Os investidores milionários estão a acumular pilhas de dinheiro cada vez mais elevadas devido ao alastramento das incertezas políticas e económicas, refere um inquérito realizado pelo banco suíço UBS, citado pelo Financial Times.
Os 3500 investidores inquiridos em 13 mercados mundiais detêm 27% dos seus activos para investimento em dinheiro, acima dos 26% reportados há três meses num estudo semelhante.
Sessenta porcento dos investidores ouvidos ponderariam aumentar ainda mais os seus níveis de capital, reflectindo os receios inerentes ao enquadramento internacional, incluindo a guerra comercial entre os EUA e a China, o Brexit e os conflitos no Médio Oriente, indica o ‘FT’.
Este avolumar de dinheiro é muito superior às recomendações do UBS, que aconselha os investidores a manter cerca de 5% dos seus activos em capital.
Ainda assim, 69% destes investidores milionários estão optimistas quanto ao retorno dos seus investimentos na próxima década, estando mais interessados em alocar o dinheiro em mudanças estruturais chave, como o envelhecimento das sociedades desenvolvidas e energia sustentável.