IPO avalia Saudi Aramco em 1,7 biliões de dólares

Gigante do petróleo saudita dispersa 1,5% do capital naquela que poderá ser a maior IPO do mundo.

A Saudi Aramco está avaliada em 1,7 biliões de dólares, depois do gigante petrolífero saudita ter adiantando ontem que vai dispersar 1,5% das suas acções na Bolsa saudita, por um valor que pode atingir os 25,6 mil milhões de dólares.

Embora o valor total da empresa fique abaixo dos 2 biliões de dólares pretendidos pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, esta poderá ser ainda assim a maior oferta pública inicial (IPO) do mundo, segundo a agência Reuters.

A Aramco não poderá vender as suas acções directamente a investidores dos EUA e de outros mercados, já que a IPO será restrita aos sauditas e às instituições estrangeiras autorizadas a investir no mercado bolsista do reino, acrescenta a Reuters.

Depois de uma série de adiamentos, o “pontapé de saída” para a IPO foi dado a 3 de Novembro. O plano do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, que delineou a entrada da Aramco na Bolsa há quatro anos, é angariar milhares de milhões de dólares para investir em indústrias não petrolíferas, criar emprego e diversificar o portefólio do maior exportador de petróleo do mundo fora desta indústria.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Sporting CP: partilhar é o maior presente de todos
Automonitor
Renault lamenta morte do pai dos Dacia Kwid, Sandero e Logan