ISEG mantém previsão para crescimento em 2019 nos 1,9% ou 2%

O ISEG manteve hoje a previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 1,9% ou 2% no conjunto deste ano, tendo em conta os indicadores económicos já conhecidos para o quarto trimestre.

Segundo a síntese de conjuntura hoje divulgada pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), a informação quantitativa de outubro “não evidencia desaceleração em relação ao crescimento do terceiro trimestre”.

Já a informação agregada dos indicadores de confiança em outubro e novembro “pode considerar-se ligeiramente mais positiva”, sinaliza o ISEG no documento elaborado com informação disponível até 20 de dezembro.

“Os primeiros dados quantitativos relativos ao 4.º trimestre (quase exclusivamente, outubro) sugerem uma ligeira melhoria no crescimento dos principais indicadores, o mesmo acontecendo com a evolução dos indicadores de confiança e clima económico em outubro e novembro, que foi um pouco mais positiva”, refere.

Em todo o caso, continua, “a natureza ainda muito parcial da informação relativa ao trimestre torna o crescimento homólogo do PIB no quarto trimestre ainda incerto, mas provavelmente muito próximo do verificado no terceiro trimestre”.

“Para a totalidade do ano de 2019 a previsão para o crescimento do PIB mantém-se em 1,9% ou 2,0%”, indica.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Sporting CP: partilhar é o maior presente de todos
Automonitor
Usados Renault Trucks em campanha