Lucro do BPI recua 52% sem extraordinários

Banco liderado por Pablo Forero reporta resultado líquido consolidado de 253,6 milhões de euros.

O resultado líquido consolidado do BPI recuou 52% nos primeiros nove meses do ano, face ao mesmo período do ano anterior, para 253,6 milhões de euros.

 

De acordo com o comunicado do banco remetido à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), esta quebra foi impulsionada pelos resultados extraordinários obtidos em Setembro de 2018, quando ganhou 160 milhões de euros «com a venda de participações na actividade em Portugal […] e pela alteração da classificação contabilística do BFA no final de 2018».

 

O BPI indica ainda que o lucro líquido recorrente da atividade registada em Portugal alcançou os 152,8 milhões de euros, menos 7% do que em 2018, explicada por imparidades de 11 milhões de euros «em unidades de participação que o banco tem há alguns anos em fundos de recuperação, subscritas por contrapartida da cedência de créditos aqueles fundos».

 

Já o contributo do BFA para o lucro consolidado nos primeiros nove meses deste ano ascendeu a 86,4 milhões de euros e inclui os dividendos líquidos relativos ao exercício de 2018, atribuídos ao BPI, e uma reversão de impostos diferidos passivos de 51 milhões de euros. O BCI, em Moçambique, gerou um contributo positivo de 14,5 milhões de euros de Janeiro a Setembro deste ano.

 

Os depósitos de clientes aumentaram 1,2 mil milhões de euros para 22,3 mil milhões de euros, mais 5,8%, enquanto os depósitos de investidores institucionais e financeiros diminuíram 63%, «o que resulta de uma política activa do BPI de redução destes depósitos com o objectivo de otimizar os rácios de liquidez», indica o banco no comunicado.

 

No que se refere à carteira de crédito total, o crescimento foi de 602 milhões de euros, mais 2,6%.

Ler Mais
Notícias relacionadas
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Sporting CP: partilhar é o maior presente de todos
Automonitor
Renault lamenta morte do pai dos Dacia Kwid, Sandero e Logan