Países asiáticos preparam maior pacto comercial do mundo

Quinze mercados vão unir esforços para criar acordo comercial no próximo ano.

Vários países asiáticos concluíram conversações para criar o maior acordo comercial do mundo, um anúncio que poderá ser realizado em breve durante um encontro em Banguecoque, de acordo com a agência Reuters.

 

Quinze membros da Parceria Económica regional Abrangente (RCEP) acordaram avançar e deixar a porta aberta para a Índia, que se mantém reticente em participar deste pacto.

 

O bloco de 16 países, caso a Índia decida avançar, representaria um terço do Produto Interno Bruto mundial e quase metade da população do planeta.

 

O acordo inclui os 10 membros da Associação dos Países do Sudeste Asiático (ASEAN), mais a China, Coreia do Sul, Japão, Austrália, Nova Zelândia e Índia – que poderá entrar mais tarde.

 

O ministro do Comércio tailandês afirmou que os 16 países tinham chegado a acordo, mas o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros chinês adiantou mais tarde que 15 países tinham decidido avançar primeiro.

 

«O texto com base nas negociações foi concluído e as questões de acesso ao mercado foram essencialmente terminadas. Quando a Índia estiver pronta, será bem-vinda a bordo», afirmou Le Yucheng, citado pela agência.

O acordo deverá ser assinado no próximo ano, sob a presidência vietnamita da ASEAN.

 

 

Ler Mais
Notícias relacionadas
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Sporting CP: partilhar é o maior presente de todos
Automonitor
Renault lamenta morte do pai dos Dacia Kwid, Sandero e Logan