PIB do euro cresce 1,1% no trimestre, inflação volta a recuar

Indicadores preliminares mostram que taxa de inflação mantém-se em queda desde Junho.

O Produto Interno Bruto da Zona Euro cresceu 1,1% no terceiro trimestre do ano, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, e 0,2% face ao trimestre imediatamente anterior.

De acordo com a estimativa preliminar do Gabinete de Estatísticas da União Europeia (Eurostat), o PIB da UE a 28 aumentou 1,4% na comparação com os mesmos três meses de 2018, enquanto face ao trimestre imediatamente anterior a subida foi de 0,3%.

O Eurostat indicou ainda que a inflação anual da área do euro deverá recuar para 0,7% em Outubro, menos 0,1 pontos percentuais do que em Setembro, impactada pela componente energética, que deverá registar uma taxa negativa em 3,2%, face aos -1,8% de Setembro. Este valor fica muito abaixo dos 2,3% registados em Outubro do ano anterior.

A componente dos serviços deverá registar a taxa mais alta em Outubro, de 1,6% face aos 1,5% reportados em Setembro, enquanto a alimentação, álcool e tabaco estabilizam nos 1,6% face ao mês anterior, e os bens industriais não energéticos sobem 0,1 pp para 0,3%.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Sporting CP: partilhar é o maior presente de todos
Automonitor
Renault lamenta morte do pai dos Dacia Kwid, Sandero e Logan