Portugueses estão a perder poder de compra…há duas décadas

Análise do Banco de Portugal é clara: Portugal está a divergir da média europeia no PIB per Capita.

Portugal caiu cinco posições no ranking do PIB per capita dos países da União Europeia entre 1995 e 2018, encontrando-se na 21ª posição entre os 28.

Esta conclusão consta da análise ‘A convergência real na União Europeia e o desempenho relativo da economia portuguesa’, inserida no Boletim Económico de Outubro do Banco de Portugal, divulgado hoje.

De acordo com o documento, o desempenho relativo de Portugal face à UE nas décadas mais recentes revela a persistência de fragilidades de natureza estrutural na economia portuguesa. De facto, o fraco investimento em capital e queda da produtividade são os principais motivos para a divergência no PIB per capital português com a média europeia.

Segundo a análise, persistem diferenças substanciais entre os níveis de rendimento per capita dos países da UE. «Considerando os dados corrigidos pela paridade de poder de compra, verifica-se que o Luxemburgo e a Irlanda eram os países com os níveis de PIB per capita mais elevados em 2018, correspondendo a cerca de 250 e 187% da média da UE, respectivamente», refere o BdP, acrescentando que este indicador excedia a média europeia em mais 9 países. Por outro lado, 17 países detinham um PIB per capita inferior ao da UE em 2018, com Portugal inserido neste grupo, com um nível de rendimento equivalente a 77% da média da UE. Já os novos países da UE melhoraram em geral a sua posição, nalguns casos significativamente, com destaque para a Lituânia, Estónia e Malta.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Volvo vai lançar um carro eléctrico por ano
Automonitor
Já viu o novo ultracompacto 100% elétrico da Toyota?