Saiba o que faz o CEO da Alibaba para medir o seu sucesso

Daniel Zhang revela o que o motiva a continuar a expansão daquela que é uma das maiores empresas de e-commerce do mundo.

Manter um grupo, com um resultado consolidado de 48,2 mil milhões de euros, à frente dos seus pares requer engenho e foco. Foi este o papel de Jack Ma, fundador do gigante chinês do e-commerce, e é agora o de Daniel Zhang, que o substituiu recentemente.

Medir o sucesso do grupo é fácil e as contas não enganam. Mas como é que o CEO de uma das maiores empresas mundiais mede o seu?

Daniel Zhang revelou recentemente, em entrevista à McKinsey Quarterly, a sua estratégia: «Todos os anos faço um processo de autoavaliação durante o Ano Novo Chinês. Pergunto-me “quantas ideias novas, quantos negócios novos iniciei no ano passado? Não me concentro a autoavaliação no desempenho dos negócios existentes: isto tem a ver com novas oportunidades. Hoje podem ser ideias novas – muito pequenas – mas podem tornar-se muito maiores no futuro. Talvez se tornem num dos negócios core da Alibaba».

O CEO da Alibaba revela ainda que dá muito espaço às pessoas para experimentarem coisas novas, o que significa que temos de aceitar o erro. «A grande maioria das inovações vão falhar; temos de reconhecer isso. Mas o ponto-chave é, podemos aprender com os erros?»

E o que o motiva? «Primeiro, divertirmo-nos. É o mais importante. Trabalho com muitos jovens na nossa linha de negócio – o cenário digital é uma nova fronteira para a sociedade – e a experiências de coisas novas não é apenas divertida, mas também nos faz sentir mais novos. Digo sempre aos meus amigos, à minha equipa, que nos devemos questionar se ainda temos curiosidade sobre o mundo. Se formos curiosos sobre o mundo, então vamos encontrar algo diferente, então vamos encontrar novas oportunidades e vamos seguir em frente».

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Sporting CP: partilhar é o maior presente de todos
Automonitor
Renault lamenta morte do pai dos Dacia Kwid, Sandero e Logan