Estes são os países que mais irão contribuir para o crescimento do PIB Global

Análise da Bloomberg permite identificar os motores de crescimento da economia mundial em 2024.

O crescimento económico global está a abrandar e estima-se que permaneça assim nos próximos cinco anos, impactada pelas tensões provocadas pelas guerras comerciais e questões geopolíticas.

De acordo com dados do Fundo Monetário Internacional publicados na semana passada, o crescimento económico global deverá recuar para 3% este ano, o ritmo mais baixo desde a crise financeira global, e afectar 90% do mundo.

Mas mesmo com menor crescimento, ainda existirá, pelo que a Bloomberg utilizou as projecções do Fundo Monetário Internacional, ajustados à paridade do poder de compra, para identificar os países que mais irão contribuir para o crescimento do PIB mundial em 2024.

Estima-se que a taxa de crescimento da China continue a abrandar, dando um menor contributo ao crescimento do PIB mundial no curto prazo. A quota da China no crescimento do PIB global deverá recuar de 32,7% em 2018-2019 para 28,3% em 2024.

Os EUA, embora se estime que continuem a contribuir de forma considerável para o crescimento mundial, deverá recuar para o 3º posto, depois da Índia. O contributo dos EUA para o PIB global irá recuar de 13,8% para 9,2% em 2024, ao passo que a Índia irá alcançar os 15,5%.

A Indonésia irá permanecer em 4º, com uma quota de 3,7% em 2024, embora represente um decréscimo de dois pontos percentuais face ao previsto este ano.

O Brexit, por outro lado, irá ter um impacto negativo no contributo do Reino Unido para o crescimento do PIB global, passando do 9º lugar em 2019, para 13º em 2024.

A Rússia, com uma quota de 2%, deverá superar o Japão – que passa para o 9º lugar – e ocupar a 5ª posição, enquanto o Brasil irá melhorar o seu contributo, movendo-se da 11ª posição para 6ª.
A quota da Alemanha deverá manter-se em 1,6%, continuando assim no 7º posto.

Além destes países, e de acordo com o FMI, a lista dos mercados que mais contribuirão para o crescimento económico global inclui ainda a Turquia, México, Paquistão e Arábia Saudita, superando países como Espanha, Polónia, Canadá e Vietname, que saem do top 20.

 

Quota dos países no crescimento do PIB global em 2024

1º China
2º Índia
3º EUA
4º Indonésia
5º Rússia
6º Brasil
7º Alemanha
9º Japão

Ler Mais
Notícias relacionadas
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Sporting CP: partilhar é o maior presente de todos
Automonitor
Renault lamenta morte do pai dos Dacia Kwid, Sandero e Logan