Toshiba faz oferta de compra por três subsidiárias cotadas

De acordo com analistas, a multinacional japonesa quer melhorar as questões de governance.

A Toshiba quer recuperar três das suas subsidiárias cotadas, para se afastar definitivamente da crise de 2016 que quase a deixou à beira do colapso.

De acordo com o Financial Times, a multinacional japonesa, que nos últimos seis meses saiu de 53 das suas 350 subsidiárias num claro movimento de desinvestimento, ofereceu 200 mil milhões de ienes (1,83 mil milhões de dólares) para garantir a totalidade das três empresas, nas quais detém participações significativas.

As questões de governance estão no centro da decisão, já que esta é uma matéria sensível na multinacional, depois de ter sido acusada de fraude contabilística em 2016.

A Toshiba pretende garantir do controlo da Toshiba Plant Systems & Services, da NuFlare Technology and da Nishishiba Electric, com prémios de 42, 50 and 60%, respectivamente, sobre o preço médio das suas acções nos últimos três meses, refere o ‘FT’.

Estes prémios, de acordo com analistas ouvidos pelo jornal, poderão ser uma forma de evitar confrontos com os investidores activistas que integram o grupo de accionistas das três empresas e da própria Toshiba, depois de em 2017 ter avançado para uma emissão de emergência de 6 mil milhões de dólares em novas acções.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Sporting CP: partilhar é o maior presente de todos
Automonitor
Renault lamenta morte do pai dos Dacia Kwid, Sandero e Logan