UE impõe tarifas pesadas a fabricantes de rodas de aço chinesas

Práticas de dumping na Europa levam UE a impor tarifas punitivas a produtoras da China.

As fabricantes chinesas de rodas de aço para veículos automóveis têm agora a vida dificultada nas suas exportações para a Europa.

A União Europeia anunciou que impôs tarifas de até 66,4% na entrada destes produtos no bloco depois de as fabricantes chinesas terem entrado em praticas de dumping, ou seja, de venda abaixo do preço de custo.

De acordo com a Comissão Europeia, citada pela agência Bloomberg, estas importações causaram “danos materiais” às fabricantes destes produtos na União Europeia.

Esta penalização, que é efectivada esta sexta-feira, vai prolongar-se por seis meses e poderá ser estendida por um período de cinco anos.

Segundo a CE, a União Europeia tem 11 fabricantes de rodas de aço, mas declinou identificar quem são, depois de as mesmas terem solicitado anonimato devido ao receio de medidas de retaliação por parte de alguns dos seus clientes.

A quota de mercado das fabricantes chinesas de rodas de aço na EU duplicou para 5,3% no ano passado, quando comparada com 2015, refere a Bloomberg.

Ler Mais
Notícias relacionadas
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Sporting CP: partilhar é o maior presente de todos
Automonitor
Renault lamenta morte do pai dos Dacia Kwid, Sandero e Logan