Um dos maiores IPO de sempre avança em Dezembro
Empresa mais lucrativa do mundo vai dispersar entre 1% e 2% do seu capital em Bolsa.
A empresa mais lucrativa do mundo prepara-se para anunciar a 3 de Novembro que vai avançar com uma Oferta Pública Inicial de entre 1% e 2% do seu capital no mês seguinte, de acordo com fontes próximas do processo ouvidas pela agência Reuters.
As mesmas fontes adiantaram que o CEO da petrolífera saudita Saudi Aramco não esteve presente na conferência de apresentação de resultados esta terça-feira por estar reunido com investidores fora do país.
O IPO será realizado na Bolsa saudita de Tadawul e deverá ser um dos maiores do mundo, já que está avaliado em cerca de 20 mil milhões de dólares.
Embora tenha declinado avançar detalhes sobre a operação à Reuters, Yassir al-Rumayyan, governador do fundo soberano saudita, afirmou que a empresa terá em breve mais accionistas de instituições.
Ainda assim, e de acordo com a canal de televisão público Al-Arabiya, a Aramco vai iniciar as subscrições para investidores no IPO a 4 de Dezembro.
Em Outubro, o presidente do Conselho de Administração da empresa, Yasir Al-Rumayyan, já tinha afirmado que a entrada da petrolífera em Bolsa estaria para breve, depois de uma primeira tentativa em 2018, quando foi obrigada a recuar devido às condições desfavoráveis do mercado.
A agência Bloomberg tinha adiantado na altura que a Aramco poderia entrar em Bolsa “a partir de Novembro” e cerca de 2% do capital […] pode ser vendido, o que pode render 40 mil milhões de dólares”.